Ontem começou o 1ºAdvento e iniciaram-se todos os preparativos para o Natal, deixo aqui a explicação.
O Advento tem grande importância para os cristãos de ambas as confissões religiosas na Alemanha. Serve para a reflexão, o recolhimento interior. Com o seu primeiro dia, o domingo quatro semanas antes do 25 de dezembro, começa o novo ano litúrgico. Isto foi determinado pela Igreja já no século IV.
O símbolo do período até ao dia de Natal é a coroa do Advento. O símbolo tem a sua origem em Hamburgo. “A primeira coroa estava pendurada, em Dezembro de 1839, no oratório da 'Rauhes Haus'”, diz Uwe Mann von Velzen, o porta-voz desta instituição evangélica para crianças abandonadas e órfãs de bairros degradados da cidade portuária.
Primeiramente a coroa, feita com ramos de pinheiro, encontrava-se apenas nas casas de famílias de fé evangélica, sobretudo no norte da Alemanha. Nos anos 20 do século passado, os católicos também passaram a adotar este costume. As 24 velas originais - uma para cada dia - foram reduzidas há décadas para quatro, correspondentes aos domingos. “Hoje em dia, muitas vezes, um arranjo de ramos de pinheiro, com uma única vela grande, substitui a coroa”, diz Ute Bleicher, florista de Munique.
Cerca de duas semanas antes da véspera de Natal, vendem-se nas ruas e feiras os objectos prediletos do Natal alemão: os pinheiros. Estima-se que 25 milhões destas árvores são ricamente decoradas nas salas de estar, para a festa.
Este foi o escolhido pelo o filhote, o calendário do Lego.
Este tem chocolates e biscoitos
Advents-Kalendar
O calendário do Advento é uma invenção alemã. Ele é formado por 24 janelinhas, que correspondem, cada uma, a um dia do Advento, período que cobre os 24 dias do mês de dezembro até a chegada do Natal.
No primeiro dia do mês, as crianças alemãs recebem um calendário do Advento e o penduram ao lado de suas camas, abrindo uma nova janelinha a cada dia. Em suas aberturas são colocadas fotos, brinquedos ou chocolates, para enfeitá-los.
Ao abrir uma janelinha por dia, faz-se a contagem regressiva até o Natal. O calendário torna a espera pelo grande dia mais divertida para as crianças.
As origens do calendário do Advento remontam às áreas protestantes da Alemanha do século XIX. O primeiro deles, diz-se, data de 1851. Famílias protestantes desenhavam com giz uma linha que perpassava todos os 24 dias de dezembro até a noite de Natal.
Os calendários costumam ser feitos com muito esmero. Na cidade alemã de Gegenbach, no sul do país, encontra-se o maior de todos os calendários do advento: 24 janelas da Câmara Municipal da cidade são decoradas com motivos natalinos, todos os anos, para a chegada do Natal.
Fonte:Centro Alemão de Informação