domingo, 15 de novembro de 2009

Gyros na frigideira-Dia da Cor

Photobucket

Cá estou eu para participar em mais um desafio do dia da cor .
A primeira vez que comi Gyros foi aqui na Alemanha, é uma comida típica Grega, é muito saborosa e como é temperada de véspera fica muito apetitosa.
Acompanhe com fladenbrot ou com pão pita e molho tzatziki.

Ingredientes
500 gr de carne de porco
400 gr de cebola
8 colheres de sopa de óleo
sal e pimenta

1 colher de sopa de pimentão doce
1 colher de sopa de oregãos


Preparação
Tradicional
Cortar a carne aos pedaços finos, colocar numa taça com a cebola ás rodelas finas e temperar com o óleo, sal, pimenta, pimentão e oregãos, deixar a marinar de um dia para o outro no frigorífico.
Depois colocar um pouco de óleo na frigideira e fritar.

Este molho não fiz, pois como tinha de fazer de véspera não tive tempo, deixo aqui a receita para quem queira experimentar, eu comprei uma embalagem.

Molho Tzatziki, prepare de véspera.

Photobucket

1 pepino
3 alhos
500 gr de iogurte
1 colher de sopa de dill- acho que é o mesmo que aneto
1 colher de sopa de azeite
sal e pimenta
salsa q.b.

Preparação
Tradicional
Lave o pepino e rale num ralador, coloque numa taça e junte com o alho picado, o iogurte, o dill e bata com uma vara de arames, junte o azeite e envolva, tempere com sal e pimenta.
Abrir um pão coloque o molho e a carne.

Fonte: Grund Kochbuch Dr.Oetker

23 comentários:

Abelha Maia disse...

Parabens pela originalidade, não conhecia, mas pelos ingredientes ia gostar-
bjsss

Paladares da Isa disse...

Fiquei águada com essa carne e também com os acompanhamentos ;)

Bjocas

RUTE disse...

Os gyros fazem lembrar a carne do pão de pita shoarma. E esse molhinho, hum hum, num pão de pita, ai ai. Ca bom!

Gina disse...

A carne de porco quase não entra na nossa mesa, embora goste bastante. Fica-nos sempre a sensação de carne pouco saudável, sabe? Na verdade, acho que é uma cisma tola, pois outras carnes também, se não são orgânicas, recebem hormônios e sabe-se lá mais o quê!
Em compensação, quando estive em Lisboa, comi um leitãozinho delicioso.
Seu prato me pareceu apetitoso.
Bom domingo!

Anónimo disse...

Isa, não conheci esta receita, bem diferente, mas com aspecto saboroso!
Sempre a aprender! :) Bom Domingo***

Natacha Rodrigues disse...

Não conhecia esta comida, mas parace-me muito bem! :) Bj

Ana Powell disse...

Parabéns pela participação.
Tem que estar divino, obrigada por compartires a receita. Adorei e levo comigo x

Carolina Macedo disse...

Adoro comida grega e turca! Sempre que lá vou delicio-me com a gastronomia deles... O teu ficou com óptimo aspecto!
Boa participação!!
Beijocas*

ameixa seca disse...

Não conhecia mas parece-me um excelente petisco :)

Anónimo disse...

Deve ser uma delícia...
Não conhecia.
Bjs

Cláudia Marques disse...

Que aspecto excelente! Faz-me lembrar que tenho ali o meu livro de Cozinha Grega à espera que eu lhe pegue a sério :)
Parece-me mesmo ser muito bom!
bjs

Marly disse...

Deve ter ficado muito saborosa essa carninha marinada nos temperos!
Os acompanhamentos também não ficam atrás!
Bjss

Helena disse...

Deve ser muito bom esse prato.Tenho um livro de comida grega,bem é mais um tratado...hei-de procurar a tua receita.
Bela participação!
Beijinho

Suzi disse...

Impressionante a importante troca de saberes culturais! Fiquei a conhecer mais um pouco da culinária alemã! Obrigada pela partilha! Bjs

Mary - Strawberrycandy disse...

Ai que delicia!!!
Bem ia agora, lol,...
Beijinhos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Nunca comi disso, quando estive na Alemanha não tinha dinheiro para comer em restaurantes pois estava a estudar. Lembro-me que haviam muitos restaurantes gregos e turcos.
Gostei da sugestão e vou ver se consigo pôr em prática.
Bjs
Moira

Unknown disse...

Não conhecia esta receita... mas a carne deve ficar deliciosa, vou ter de experimentar um dia destes.
Beijinhos

R.correia disse...

também não conhecia, está super original...parabens

Susana disse...

Nunca tinha ouvido falar em Gyros mas acho que vou gostar de provar... tem um ar super-delicioso! Jocas!

argas disse...

Bem, isso parece-me muito bom mesmo!!! :D bjinhos

Margarida disse...

Já comi gyros num grego em NY. Gostei bastante e sempre fiquei curiosa com a sua preparação. Levo a receita claro!
beijinho

Unknown disse...

Não conhecia os Gyros e graças a ti fiquei a conhecer... um belo petisquinho ;)

beijocas*

moranguita disse...

uma bonita participaçao
de facto parece-me um patro excelente
conheço muito pouco da sua gastronomia.
beijinhos