quarta-feira, 22 de abril de 2020

Pataniscas de bacalhau



As pataniscas fazem parte da minha infância, era um prato confecionado pela a minha mãe frequentemente, lembro-me de ver a faze-las sem seguir nenhuma receita, fazia com a água onde cozia o bacalhau, juntava farinha e ovos consoante a textura que pretendia, a verdade é que  ficavam sempre iguais, suaves e achatadas.
Eu já fiz várias tentativas, mas nunca me saem iguais na textura, comem -se mas não são tão boas como as da minha mãe.
Numa daquelas buscas pelos os sites, encontrei esta receita, não são como as da minha mãe, estas são feitas com leite e as outras com água, mas surpreendeu-me pela a positiva, já fiz duas vezes.

Ingredientes

1 posta de bacalhau
1/2 cebola
2 colheres sopa de salsa picada
1 chávena chá de farinha
1/2 chávena de leite
1 colher de café fermento
2 ovos
Sal
Óleo para fritar

Preparação:
Cozer o bacalhau em água, tirar as peles e as espinhas e desfiar.
Picar a salsa e a cebola e misturar com o bacalhau.
Misturar a farinha e o fermento com os ovos, de forma a não ficar com grumos.
Junte o leite aos poucos e mexa, junte o bacalhau, salsa e a cebola e tempere com sal.
Aquecer o óleo numa frigideira e frite em colheradas até dourar dos dois lados.
Escorra em papel absorvente e sirva.

Receita tirada do site da Riberalves com pequenas alterações.

Sem comentários: