Desejo a todos os visitantes e seguidores um Feliz Natal com muita saúde, paz, amor.
Quero pedir desculpa por não ter tempo de visitar os vossos blogs, nem deixar pessoalmente os votos de boas festas, como tenho visitas e com toda esta azáfama típica do Natal tem sido impossível.
Ingredientes 200 gr de farinha trigo ou farinha de espelta -usei 150 gr de farinha integral 300 gr de farinha trigo-coloquei 350 40 gr de fermento 50 gr de óleo 250 gr de água morna 1 1/2 chá de sal 1/2 chá de mel
Preparação Bimby Colocar tudo no copo 1 1/2 vel espiga. Colocar numa forma de 25 cm, deixar levedar e levar ao forno cerca de 40m.
Máquina do Pão Colocar os líquidos( a água temperatura ambiente) e depois os sólidos(usei fermipan), programa amassar. Colocar a massa num tabuleiro e levar ao forno 200º cerca de 40m.
Um pão doce e fofinho. Ingredientes 500 gr de farinha 25 gr de fermento fresco 30 gr de açucar-coloquei 50 200 ml leite 2 ovos 1/ 2 colher de chá de sal
Preparação Bimby Colocar o leite e o fermento 2m t 37º vel 1. Juntar os restantes ingredientes 3m vel espiga. Colocar num alguidar tapado e deixar levedar até dobrar o volume, vaze a massa e divida a massa em três pedaços, estique cada um até formar uma corda e faça uma trança, coloque num tabuleiro de ir ao forno e deixe levedar mais 40m , pincele com ovo e leve ao forno pré-aquecido 180º cerca 30 m, verifique se está cozido quando bater por baixo e soar a oco. Fonte: Chefkoch-receita adaptada
Adoro tarte de maçã, esta tirei do Blog da Gasparzinha, escusado será dizer que é uma delícia, experimentem.Ingredientes1 chávena chá farinha de trigo1 chávena chá açúcar1 ou 2 colheres sopa de canela em pó4 a 5 maçãs fatiadas muito fininhas 180 g de nozes trituradas - opcionalCreme1 chávena chá leite1 ovo1 colher (sopa) de manteigaPreparaçãoMisture num recipiente todos os ingredientes secos. Distribua numa tarteira em camadas alternadas a mistura seca com as maçãs fatiadas, e termine com maçã.Bata no liquidificador ou varinha mágica, ou Bimby, o leite, a manteiga derretida e o ovo.Cubra a tarte com a mistura.Cozer por 30 a 40 minutos em forno pré-aquecido a 180º numa forma untada.
Deixar arrefecer um pouco para desenformar.Quando arrefecer pode polvilhar com açucar em pó e canela.Nota:
Não usar tarteira com base amovível, porque senão o creme verte.
A maçã deve ficar o mais fininho possível, pois ela vai cozer na mistura líquida que se deita no fim.
Sempre que vou ás compras, tento resisitir para não trazer mais untensílios de cozinha, nem electrodomésticos, pois já tenho muitas coisas e algumas usei tão poucas vezes, vi a máquina dos donuts pela a primeira vez e não comprei achei que não precisava, depois de ter lido algumas opiniões favoráveis resolvi comprar, mas já estou arrependida não gostei muito do resultado. Experimentei estareceita, e achei os donuts massudos, no dia a seguir ainda estavam piores, isto é a minha opinião, já algumas pessoas experimentaram e os comentários são positivos, vou voltar a experimentar com outra receita.
Ingredientes 3 ovos 120 gr de açucar 5 colheres de sopa de óleo 110 gr de leite 250 gr de farinha 2 colheres de chá de fermento
Preparação Bimby Colocar no copo a borboleta, os ovos e o açucar 3m vel 3. Juntar o resto dos ingredientes 1m vel3. Colocar a massa numa manga de pasteleiro e colocar a massa na máquina, para mim é mais fácil do que usar uma colher de sopa. Esperar até estarem cozidos, aqui a cozedura não é uniforme, coze mais em baixo que na parte de cima.
Deixar arrefecer e povilhar com açucar em pó ou colocar uma calda de chocolate. Derreti um pedaço de chocolate em banho maria e mergulhei a parte de cima dos donuts, deixei arrefecer. Fonte : Fórum Bimby
Tão simples e tão bom!
Ingredientes4 maçãs reinetas
4 colheres de sopa de vinho do Porto ou Moscatel-ás vezes coloco mais4 colheres de sopa de açucar amarelo rasascanela para povilhar
água um pouquinhoPreparação
Tradicional Lavar as maçãs e descaroçar.
Colocar as maças num pirex e no orifício colocar o açucar, regar com vinho do Porto e povilhar com canela.
Colocar um pouco de água no pirex e levar ao forno até estarem assadas.
Ontem foi o dia de S. Nicolau e a tarde foi passada com o filhote a montar a casa de gengibre, esta foi comprada, pode-se fazer em casa, os bonecos são do calendário da playmobil. A decoração foi feita por ele, eu só escrevi o nome dele e o da prima que vem cá passar o Natal.
Hoje é dia muito importante para as crianças Alemãs é o dia de São Nicolau, Nikolaustag, considerado o verdadeiro Pai Natal . No dia anterior, as crianças deixam os sapatinhos fora de casa para que ele coloque presentes ou guloseimas. E em homenagem ao bom velhinho, nesse mesmo dia, são assados os biscoitos Spekulatius, que têm esse nome por causa do apelido de São Nicolau, "especulador". Os formatos podem ser de moinho, elefante, cisnes, e outros elementos que fazem parte da história de São Nicolau.
Ingredientes 250 gr de farinha 1 colher de chá de fermento em pó 125 gr de açucar 1 pacotinho de açucar baunilhado 2 gotinhas de aroma de amêndoa **1 colher de chá de mistura para Spekulatius 1 pitada de sal 1 ovo 100 gr de manteiga ou margarina 50 gr de amêndoa ralada ou avelãs-usei amêndoa
Ingredientes Bimby Colocar no copo a farinha fermento 30 seg vel 3, reservar. No copo colocar açucar, o açucar baunilhado, especiarias, sal, ovo e margarina 10 seg vel 4.Colocar a farinha, fermento a amêndoa 20 seg vel 6. Colocar no frigorífico cerca de 2 horas. Depois estender a massa fininha e com os cortadores fazer as bolachinhas. Levar ao forno pré-aquecido 180º cerca de 10m.
Tradicional Colocar numa taça o fermento e a farinha e mexer, reservar . Noutra taça colocar o açucar, o açucar baunilhado, aromas, sal, ovo e margarina e bater todos os ingredientes, juntar o fermento a farinha e a amêndoa e amasse tudo muito bem. Colocar no frigorífico cerca de 2 horas. Depois estender a massa fininha e com os cortadores fazer as bolachinhas. Levar ao forno pré-aquecido 180º cerca de 10m. Fonte: Dr.Oetker
**Se não tem pode substituir por 1/2 colher de chá de canela 1/4 de colher de chá de cravo-da -índia moido 1/4 de colher de chá de cardomomo
Um tamboril diferente com um molhinho muito agradável. É a primeira vez que uso erva limeira achava que o sabor ficava mais acentuado mas não notei grande diferença. Alguém tem alguma sugestão onde possa usar o resto da erva limeira?
4 pessoas Ingredientes 800 gr de tamboril q.b.sal, pimenta, farinha 80 gr de vaqueiro ou azeite-usei azeite 2 cebolas 1 colher de sopa de erva limeira** 1 colher de chá de cominhos em pó 1 colher de chá de coentros em pó piripiri 1 cubo caldo de galinha 2 dl de água 4 dl de leite de coco 1 colher de sopa de molho de peixe coentros frescos
Preparação Tradicional Ligue o forno 180º. Tempere os lombos com sal, pimenta, passe-os com farinha, sacudindo o excesso. Aqueça o azeite numa frigideira e aloure os lombos de ambos os lados, entretanto descasque e corte as cebolas em rodelas. Retire o peixe e coloque num pirex, deite a cebola na frigideira a erva limeira e deixe cozinhar até a cebola alourar, povilhe com os cominhos e os coentros e tempere com um pouco de piripiri. Adicione o cubo de caldo de galinha e regue com água a ferver, deixe ferver tudo, mexendo de vez em quando até dissolver o cubo. Adicione o leite de coco e o molho de peixe. Quando retomar fervura, deite sobre o tamboril, leve ao forno e deixe cozinhar durante 15 minutos. Perfume com coentros frescos picados.
**Caso não encontre, substitua por raspa de limão, não é a mesma coisa mas na minha opinião serve perfeitamente. Deixo aqui a foto da erva limeira e a explicação retirada da Vaqueiro.
Muito utilizada na cozinha asiática, esta é uma erva muito aromática, com um refrescante perfume que faz lembrar o limão. Daí o seu nome. Em Portugal, ela cresce livremente pelos campos do sul, sobretudo no Algarve. Com ela se faz uma fantástica infusão, excelente em quente, para tomar a seguir à refeição. Dada a sua intensa frescura, dá também um excelente chá gelado.
Pode ter-se em casa seca ou congelada, em embalagens que facilmente encontra em lojas de produtos asiáticos.
Desde que vi estes biscoitos no blogLa casita Verde já experimentei algumas vezes, são tão delicados e viciantes, experimentem, aproveitem aquela marmelada que já ninguém tem vontade de comer, não é o meu caso, mas o meu filho e o marido comem nos primeiros dias porque é novidade e depois já não querem. Ofereci á minha vizinha uma taça de marmelada e um pacote de biscoitos.
60 biscoitos Massa 200 gr de manteiga temperatura ambiente 1 pacote de natas pequeno 500 gr de farinha 1 colher de chá de fermento em pó Recheio Marmelada
Bimby Colocar todos os ingredientes no copo misturar 10s vel 5, depois 3m vel espiga. Formar uma bola e enrolar em película aderente e levar ao frigorífico até que fique dura, o ideal é de um dia para o outro.
Quando a massa estiver pronta , cortar ás fatias 1 cm. Povilhar a bancada com farinha, colocar uma fatia de massa, povilhar com mais farinha e com a ajuda do rolo da massa estender a massa até obter um círculo do tamanho de um prato raso.Colocar por cima o prato invertido e com a ajuda de um corta pizzas ou uma faca, cortar um círculo.
Apertar um pouco os bordos de cada lado e enrolar cada um como se vê na foto, tipo croissant.
Colocar os canolis já formados num tabuleiro de ir ao forno, separados pois crescem um pouco.
Levar ao forno pré-aquecido até ficarem dourados( cerca de 15m ficaram os meus), deixar arrefecer e povilhar com açucar em pó.
P.S. Como esta massa rende muito aproveito para oferecer sempre alguns.