Mischbrot
Experimentei fazer este pão na MFP e não resultou, a massa foi toda para o lixo, os ingredientes não ficaram bem misturados.
Depois voltei a experimentar na bimby, os ingredientes não estavam a misturar bem, a laminas estavam com dificuldade em rodar, parecia que faltava água, já estava a ficar aborrecida duas vezes para o lixo é demais, entretanto retirei a massa para a bancada e amassei á mão, ficou perfeita quanto mais se amassa melhor fica.
No final resulta um pão pesado mas muito bom.
Ingredientes500 gr de farinha de trigo250 gr de farinha centeio500 gr de buttermilk15 gr de sal fino25 gr de fermento-usei fermipanPreparaçãoTradicionalColocar tudo num alguidar e amassar, deixar levedar 1 hora tapado , depois tirar o ar á massa e formar o pão fazer uns cortes em cima com uma faca e deixar levedar mais 1 hora.Levar ao forno 200º 40mSe não tiver buttermilk pode fazer- 250ml de leite temperatura ambiente com 2 colheres de sopa de vinagre e aguarde 10 minutos .
Fonte: ChefKoch
15 comentários:
Tem mesmo cara de pão alemão...isso é que foi meter a mão na massa :-)
Mais um pão para a minha lista.
Então é melhor amassar á mão.
obrigsdo pela partilha.
bjs
Isabelocas, para se amassar na bimby, provavelmente terá que ser um 2 vezes.
Fiquei curiosa com esta massa.
Está bem bonito!
Às vezes só lá vai à força da mão :)
Não há máquina que substitua as nossas mãos :)
Que lindo pão :)
Pantagruela, sempre que ponho os ingredientes na mfp, durante os primeiros 5 minutos ando de volta da máquina e se a massa estiver muito liquida vou acrescentando farinha, se estiver, como disseste, com as pás a terem alguma dificuldade em rodar vais acrescentando água ou leite aos poucos até veres uma massa com a consistência normal. É assim que faço sempre. Beijinhos
Olá Suzi
Eu acho que o problema não era falta de liquído, pois amassado á mão resultou na perfeição, não foi preciso juntar nada.
Obrigada
Afinal acabou por ficar bom à moda antiga :)
Beijinho
Deve ser muito bom e diferente do habitual, bjs.
Que interessante essa particularidade do buttermilk caseiro de leite e vinagre.
Essas experiências são mesmo propicias para mim que adoro pães originais.
Quanto ao Workshop não há possibilidade de vires cá de férias no Verão? Com jeitinho ainda conseguiamos agendar um workshop de crudivorismo para todas!
Beijokas.
Ainda bem que conseguiste salvar a segunda tentativa.
Ficou com um belo aspecto.
Ás vezes á que meter a mão á massa x
Adoro pães "massudos" como esse. Quentinho deve ser delicioso!
Gosto muito desses pães pesados.
Eu quase sempre faço o pão à mão, dá-me prazer meter a mão na massa, mas também não tenho máquinas nem de pão, nem bimby, nem outras modernices ;)
Hei-de experimentar.
Bjs
Moira
Deve ter ficado muito bom, eu sei que lindo ficou e muito!!!
Bjus
Enviar um comentário