sábado, 14 de fevereiro de 2009

Bolas de Berlim

Photobucket

Photobucket

Já há algum tempo que andava com vontade de fazer bolas de berlim, as receitas onde tenha que fazer fritos evito de fazer, como aqui em casa gostam muito resolvi experimentar.

Aqui na Alemanha as Berliner são recheadas com doce de morango ou outro doce, eu prefiro as portuguesas com doce de ovos são uma verdadeira tentação.
Os ingredientes são de uma receita portuguesa, o modo de preparação foi tirada de uma revista alemã.

Ingredientes
15 gr de fermento de padeiro
1 dl de leite
350 gr de farinha
60 gr de manteiga
50 gr de açucar
raspa de 1/2 limão
1 pitada de sal fino
1 ovo
1 colher de sopa de aguardente

óleo para fritar
açucar para povilhar
doce de ovos

Preparação
Tradicional
Desfaça o fermento no leite morno e junte os restantes ingredientes, amasse bem até a massa se despegar das mãos.
Coloque a massa num alguidar tapado com película aderente e com um pano e deixe levedar cerca de 30 m até dobrar o volume (coloquei ao pé de um aquecedor).
Depois esvaziar a massa dar a forma de uma bola e esticar com um rolo.
Depois com um copo pequeno fazer as bolas e colocar num tabuleiro para levedar mais um pouco cerca de 30m (elas aumentam de volume mas não o dobro).
Colocar ao lume um tacho com bastante óleo.
Agora na fritura é que está o segredo, a temperatura do óleo não pode estar muito quente (deve estar mais ou menos 170º) para elas não fritarem rápidamente senão não crescem e podem ficar cruas por dentro, vai se virando as bolas com um garfo até estarem douradas por igual, elas na fritura aumentam de volume. Escorrer e passar ainda quentes pelo o açucar.
Depois com uma faca dar um corte e rechear.

Bimby
Colocar o leite e o fermento 2m t37º vel 2.
Juntar o resto dos ingredientes e 20 s vel 6, depois 3m vel espiga (a massa deve descolar completamente das paredes, senão acrescente um pouco de farinha eu não precisei).
Coloque a massa num alguidar tapado com película aderente e com um pano e deixe levedar cerca de 30 m até dobrar o volume (coloquei ao pé de um aquecedor).
Depois esvaziar a massa dar a forma de uma bola e esticar com um rolo.
Depois com um copo pequeno fazer as bolas e colocar num tabuleiro para levedar mais um pouco cerca de 30m (elas aumentam de volume mas não o dobro).
Colocar ao lume um tacho com bastante óleo.
Agora na fritura é que está o segredo, a temperatura do óleo não pode estar muito quente (deve estar mais ou menos 170º) para elas não fritarem rápidamente senão não crescem e podem ficar cruas por dentro, vai se virando as bolas com um garfo até estarem douradas por igual, elas na fritura aumentam de volume. Escorrer e passar ainda quentes pelo o açucar.
Depois com uma faca dar um corte e rechear.


A massa esticada
Photobucket

Cortar as bolas, depois voltar a amassar a restante massa depois esticar e cortar novamente.
deu para 15.
Photobucket
Simples
Photobucket
Photobucket

Com recheio
Photobucket
Fonte: Cozinha Prática Sucesso e Bild der Frau


Ovos Moles Pobres

Ingredientes
açucar um pouco menos que o peso dos ovos
6 ovos -pesar os ovos inteiros na tampa da bimby .

Preparação
Colocar a borboleta na lâmina deite os ovos e o açucar e programe 10s vel 4.
De seguida mais 9m t 100º vel 1. Verifique a consistência senão dar mais uns minutos, eu dei mais uns 5m.
Retirar os ovos imediatamente da bimby.
Deixar arrefecer para rechear .

Fonte: Livro Bimby TM31

20 comentários:

Helena disse...

Isabel
Ficaram perfeitas e o interior está um espectaculo!
Bj

Edilia disse...

Que delicia deve ser estas bolas de Berlim,vou tentar fazer,obrigada
Edilia

RUTE disse...

Estou a babar com esta receita!

Também evito fritos ao máximo mas esses ovos moles a sair da bola de berlim estão a sorrir para mim :-))

Sou capaz de experimentar fritar as bolas na Actifry...

Bjinhos.

Delícias e Talentos disse...

Por acaso quando estive em Berlim nem me lembrei das Bolas, era mais tudo à base Apfelstrudel e RöteGrütze (que adoroooo!
E Agora que falas no recheio de morango fiquei com "águinha na boca" e lamento que as nossas sejam apenas de doce de ovos e doce branco...
Mas tu tens mãozinha p'rás Bolas ouve lá!
Ficaram bem mais giras que muitas de compra! :)

ameixa seca disse...

Adoro bolas de berlim mas ainda não experimentei fazer em casa. A Luísa Alexandra vai gostar destas bolinhas :)

sushibaby disse...

Fiquei com água na boca, sabia tão bem ter uma aqui e agora...

Luisa Alexandra disse...

Estão lindas, lindas!
Eu na minha saga de Bolas de Berlim ainda não consegui fazer umas de que gostasse realmente, mas cá vou continuando a experimentar!

♥ mesa para 4 disse...

Que maravilha...tb gosto muito das berliner, essas montras daí cheias dessas bolas maravilhosas...mas concordo contigo o nosso recheio é melhor...e as tuas perfeitas...adorei...um grande beijinho

RUTE disse...

Pantagruela,

inclui-te no desafio que me lançaram: "Porta do frigorifico".

Quando puderes e quiseres, pássa no meu blog :-))

Beijinhos.

Margarida disse...

Isabelocas, para mim estão perfeitas!! E as com creme estão ainda mais bonitas que as de compra.
Parabéns!
beijinhos

Natália Eleutério disse...

De comer e chorar por mais, lindas que ficaram, bjs.

edinha disse...

Ficaram lindas e eu gosto muito de bolas de berlim mas nunca fiz.
Beijinho

Sarita disse...

Fixe tens a maneira tradicional,vou já anotar!!

Beijokitas.

Marly disse...

Isabel,
Isso aqui no Brasil é conhecido por "sonho de padaria". Muita gente ama esse doce. Mas o recheio que usam é um creme de confeiteiro muito grosseiro, cujo sabor nem chega perto do do doce de ovos. Vou lançar a receita em minha "to do list"
Bj.

Anónimo disse...

oh será que alguém me pode explicar como fazer o doce de ovos moles sem ser na bimby porque não tenho?
obrigada,
alice

Ana Powell disse...

Epá nem acredito, "Bolinhas de Berlim", que maravilha.
Só as como quando vou a Portugal,pois na praia de Monte Gordo andam lá os homemzinhos com canastras a vender esta maravilha.
Fizeste-me recordar do verão e da minha terra.
Chiça quero voltar.
Com a tua autorização levo a tua receita tradicional.
Fiquei bem feliz ao encontar esta receita aqui x

Isabelocas disse...

ÃLice obrigada pela a visita, assim que puder coloco a rceita sem bimby.
Bjos

Borboleta disse...

Estão simplesmente ... divinais !!!Mais palavras para quê ? Parabéns....

Avental da Micas disse...

bem... fiquei tentada em experimentar... afinal, parecem tão fáceis! Parecem maravilhosas.

Anónimo disse...

Excellent post. I was checking continuously this blog and I am inspired!
Very useful information specially the ultimate section :
) I deal with such info a lot. I used to be seeking this particular information for a very lengthy time.
Thank you and best of luck.

Feel free to surf to my homepage: Gioghi Slot Gratis