segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Advento

Photobucket

Ontem começou o 1ºAdvento e iniciaram-se todos os preparativos para o Natal, deixo aqui a explicação.

O Advento tem grande importância para os cristãos de ambas as confissões religiosas na Alemanha. Serve para a reflexão, o recolhimento interior. Com o seu primeiro dia, o domingo quatro semanas antes do 25 de dezembro, começa o novo ano litúrgico. Isto foi determinado pela Igreja já no século IV.

O símbolo do período até ao dia de Natal é a coroa do Advento. O símbolo tem a sua origem em Hamburgo. “A primeira coroa estava pendurada, em Dezembro de 1839, no oratório da 'Rauhes Haus'”, diz Uwe Mann von Velzen, o porta-voz desta instituição evangélica para crianças abandonadas e órfãs de bairros degradados da cidade portuária.

Primeiramente a coroa, feita com ramos de pinheiro, encontrava-se apenas nas casas de famílias de fé evangélica, sobretudo no norte da Alemanha. Nos anos 20 do século passado, os católicos também passaram a adotar este costume. As 24 velas originais - uma para cada dia - foram reduzidas há décadas para quatro, correspondentes aos domingos. “Hoje em dia, muitas vezes, um arranjo de ramos de pinheiro, com uma única vela grande, substitui a coroa”, diz Ute Bleicher, florista de Munique.

Photobucket
Cerca de duas semanas antes da véspera de Natal, vendem-se nas ruas e feiras os objectos prediletos do Natal alemão: os pinheiros. Estima-se que 25 milhões destas árvores são ricamente decoradas nas salas de estar, para a festa.

Este foi o escolhido pelo o filhote, o calendário do Lego.

Photobucket

Este tem chocolates e biscoitos

Photobucket

Advents-Kalendar
O calendário do Advento é uma invenção alemã. Ele é formado por 24 janelinhas, que correspondem, cada uma, a um dia do Advento, período que cobre os 24 dias do mês de dezembro até a chegada do Natal.

No primeiro dia do mês, as crianças alemãs recebem um calendário do Advento e o penduram ao lado de suas camas, abrindo uma nova janelinha a cada dia. Em suas aberturas são colocadas fotos, brinquedos ou chocolates, para enfeitá-los.

Ao abrir uma janelinha por dia, faz-se a contagem regressiva até o Natal. O calendário torna a espera pelo grande dia mais divertida para as crianças.

As origens do calendário do Advento remontam às áreas protestantes da Alemanha do século XIX. O primeiro deles, diz-se, data de 1851. Famílias protestantes desenhavam com giz uma linha que perpassava todos os 24 dias de dezembro até a noite de Natal.

Os calendários costumam ser feitos com muito esmero. Na cidade alemã de Gegenbach, no sul do país, encontra-se o maior de todos os calendários do advento: 24 janelas da Câmara Municipal da cidade são decoradas com motivos natalinos, todos os anos, para a chegada do Natal.

Fonte:Centro Alemão de Informação

7 comentários:

Blog da Nô disse...

Muito interessante! Adorei saber!
:o)

Anónimo disse...

ola, parabens pelo blog
aproveito para te convidar a visitares o meu blog e participares no sorteio bj
http://scafsky.blogspot.com/

Isabela disse...

Está tudo muito bonito. Um bom Natal. Beijinhos.

Isabela disse...

Está tudo muito bonito. Um bom natal. Beijinhos.

Susana Gomes disse...

Eu tive alemão no secundário e quando chegava esta altura tb colocávamos um Advents-Kalendar na sala.
Cada dia ia um aluno comer o chocolate! :)
Acho uma tradição muito engraçada, principalmente para as crianças.

Beijinhos.

Unknown disse...

Tudo lindissimo...comprei um calendário com bombons ao meu filhote....e ele já queria abrir tudo para lá chegar mais rápido. Beijinhos

Isabelocas disse...

Isabel e Scaf muito obrigada pela a visita.
Bjs