segunda-feira, 4 de maio de 2009

Aletria

Photobucket
Esta sobremesa faz-me recordar os meus tempos de criança, a minha mãe fazia muitas vezes e eu adorava comê-la ainda morna.
Aqui em casa só eu é que gosto, e esta foi toda para mim.

Ingredientes
100 gr de aletria
5 dl leite

125 gr de açucar

25 gr de manteiga

4 gemas batidas
1 casca de limão

1 pitada de sal

1 pau de canela


Preparação

Bimby
Cozer a aletria num tacho em água abundante com 1 pitada de sal durante 5m.
Colocar a borboleta, o leite, açucar, pau de canela e a casca de limão 10m t90º vel 1, deixar ferver. Escorrer a aletria e juntar ao leite 15m t 90º vel 1 colher inversa sem copinho, se for necessário dar mais uns minutos 10 m t varoma vel 1 colher inversa sem copinho, deitar a margarina 2m t 90º vel 1 colher inversa, deitar as gemas em fio e mexer com a espátula e programar 2m vel 1 colher inversa. Povilhar com canela .

Photobucket

Photobucket

8 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Isabelocas, isso tem cá um aspecto!
Adorei a última imegem super cremosa..
Um doce tradicional, simples e delicioso! :)

Susana Gomes disse...

Cá em casa temos uma piada com aletria porque o meu esparguete detesta...
Mas já o meu pai adora!
Natal não é Natal se não houver um pratinho de aletria na mesa. :)
Esta está bem cremosa. :)

Paladares da Isa disse...

Ficou com muito bom aspectos!
Cá em casa o marido não gosta, mas de resto comem ;)
Bjos

Ana Powell disse...

Wow, aos anos que não como aletria.
O teu ficou super cremoso x

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Isabelocas,
A par com o leite creme e o arroz doce esse é um dos meus doces preferidos, mas cá em casa mais ninguém gosta :(
Há muito tempo que não como.
Sabes que é um doce de origem árabe?
Beijocas
Moira

Isabelocas disse...

Olá Moira
Não sabia a sua origem, mas nunca me passaria pela cabeça que a origem fosse arábe.
Obrigada

Elsa Mendes disse...

Isabel,
eu adoro aletria, já tentei fazer na bimby com a receita do livro e não ficou nada boa.
Esta vai já para o meu livrinho de receitas, para eu fazer em breve.
Obrigado.
Elsa

omeucantinho disse...

que aspecto maravilhoso... só não disseste quanto é que leva de massa de aletria... já tentei a receita da Bimby e não gostei a gostava de experimentar esta, mas não sei que quantidade de massa puseste... bjs