segunda-feira, 9 de março de 2009

Bolo do Lanche

Photobucket

Os bolos feitos com fécula de batata resultam numa massa leve e muito fofa, optei por rechear com doce de ovos com cobertura de chocolate, é óptimo para um bolo de aniversário
.

Ingredientes
60 gr de manteiga
160 gr de açucar

3 ovos
85 gr de farinha
70 gr de fécula de batata
1 colher de café fermento em pó
0,5 dl leite
raspa de 1 limão
4 gotas de aroma de baunilha

Preparação
Tradicional
Bata a margarina com o açucar, junte as gemas e bata bem, misture a farinha e a fécula com o fermento e envolva no preparado anterior. Adicione aos poucos o leite e envolva, bata as claras em castelo e envolva delicadamente na massa, acrescente a raspa de limão e o aroma de baunilha.

Verta a massa numa forma redonda, untada e povilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido 180º cerca de 20 m verifique com o palito. Deixar arrefecer.

Cobertura
2dl de natas
200 gr de chocolate preto

Levar as natas ao lume num tacho e aquecer, retirar do lume e juntar o chocolate aos bocados, mexer até estar tudo muito bem misturado. Colocar por cima do bolo que deve estar frio.

Recheio
Ovos Moles Pobres
açucar um pouco menos que o peso dos ovos
3 ovos -pesar os ovos inteiros na tampa da bimby .

Colocar a borboleta na lâmina deite os ovos e o açucar e programe 10s vel 4.
De seguida mais 9m t 100º vel 1. Verifique a consistência senão dar mais uns minutos.
Retirar os ovos imediatamente da bimby.
Deixar arrefecer.

Photobucket

Fonte: Segredos de Cozinha- receita original o bolo é simples povilhado com açucar.

19 comentários:

Paladares da Isa disse...

Também gosto muito dos bolinhos feitos com fecula de batata... e este está com aspecto delicioso.
Bjos

Isabel Pisoeiro disse...

Hmmm deve ser delicioso e bem fofinho!! Que bom aspecto tem essa fatia, já comia para o meu lanchinho!! hehe :P Bjs.

Delícias e Talentos disse...

Que fatia deliciosa!
Fica maravilhoso com o recheio e a cobertura! Ai a minha linha...:)

Karla disse...

Ai ai ai engordei só de olhar :P

Borboleta disse...

Essa fatia marchava já !!! Tem um ar mesmo apetitoso....

Sabrina disse...

Vim conhecer seu blog, adorei. e esse boa me deu água na boca, adorei esse recheio de ovos.Bjs

ameixa seca disse...

Até agora só experimentei usar a fécula de batata no bolo colchao de noiva. Tenho que me aventurar noutros como este :)

Marly disse...

Realmente a fécula faz os bolos mais fofos! Esse seu está maravilhoso e estou indo copiar a receita, que esntrará na minha lista de 'a fazer'.
Bjos

Luisa Alexandra disse...

Ficou mesmo com muito bom aspecto!
A fécula de batata confere sempre uma textura muito agradável aos bolos.

Natália Eleutério disse...

Bem leve e apetitoso, ficou excelente, bjs

♥ mesa para 4 disse...

Ficou lindo...adoro fécula de batata nos bolos...

moranguita disse...

o teu bolo esta tao bonito.
por acaso a pouco tempo e que comecei a usar a fecula e adoro os bolos assim fofinhos.
ta uma beleza, podia vir ja essa fatia para o meu lanche:-)
beijinhos

CSS disse...

De facto, a fotografia demonstra ser muito fofo!

Adoro os bolos com massa fofa por serem mais leves!

Beijinhos!

Maria Vitamina disse...

Caramba... esta fatia de bolo é irresistível e vê-se mesmo que está bastante fofo. Nunca usei fécula de batata! Aqui está uma bela sugestão...
Bjs

Anónimo disse...

Está com um ar delicioso! Tentei procurar e não encontro essa receita de 'ovos moles pobres' para fazer sem a Bimby... é que não tenho essa maquina milagrosa... ainda...

edinha disse...

Que bolinho apetitoso.
Beijinho

Ana Powell disse...

Olá Isabelocas
Que tentação.
Uma delicia, bastante fofo e esse recheio.
Divinal x

Gio disse...

Eu adoro usar fecula de batata no meu pão de ló, e esta receita ficou "marcada" para fazer um destes lanches....

Isabelocas disse...

Suzi, já é a 2ª pesssoa que me pede a receita tardicional , como não gosto de publicar nada sem experimentar,assim que for possível coloco a receita.
Bjos