quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bolinhos Falafel

falafel

A primeira vez que comi falafel foi em Amesterdão e gostei tanto que tive de experimentar fazer em casa, é muito fácil e são deliciosas.
Se visitarem Amesterdão aproveitem para comer no Maoz comida vegetariana, foi lá que comi falafel e aproveitem para comer umas excelentes panquecas no The Pancake Bakery.

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Ingredientes:
250 gr de grão de bico deixados de molho, 24 horas
1,5 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de coentros secos
2 dentes de alho picados
1
colher de café de alho em pó
pimenta q.b.
coentros frescos picados q.b.
Sumo 1/ 2 limão
Leite q.b

Preparação
Bimby e Tradicional
Deixar o grão de molho em água durante 24 horas, escorrer.
Colocar tudo de num alguidar, envolver e deixar tomar gosto cerca de 2horas. Depois picar tudo no copo da bimby 1m vel 7, 9 ou na picadora, moer tudo até ficar uma massa homogénea e húmida.
Moldar bolinhas pequenas e achatar, fritar em óleo até ficarem dourados. Acompanhar com legumes, pão pita e molho tahina eu usei molho alho.

Photobucket

11 comentários:

Karla disse...

Nunca me atrevi a fazer...mas tenho a receita guardada, a ver se ganho coragem :)

Delícias e Talentos disse...

Gostei desses bolinhos, já tinha ouvido falar, mas não sabia que eram de grão-de-bico!
Mas agora essas panquecas com tão bom aspecto...ui!
Que se dane a silhueta! LOL:)

ameixa seca disse...

Ainda não provei mas adoro grão de bico. Deve ser muito bom :)

Helena disse...

Isabelocas
É imperdoável não ter conhecido esse prato nessa cidade,ainda bem que o partilhaste,assim posso testar!
Bj

Luisa Alexandra disse...

O aspecto é excelente!
Será um local a conhecer numa próxima viagem.

RUTE disse...

A principio quando olhei para a receita pensei: Falafel e Hummus tem muito a ver, mas só depois é que percebi que para o Falafel não se coze o grão, entendi bem?

Trituras o grão demolhado mas crú.

Eu costumo fazer Hummus Solar (cozido ao sol), tens aqui a receita: http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/06/solar-hmmus-hmmus-solaire-pat-de-gro-de.html

Este fim de semana tenho de testar o falafel. Obrigada Isabelocas.

Paladares da Isa disse...

Excelentes bolinhos!
Adorei!
Bjos e bom fim de semana

Isabelocas disse...

Rute é demolhado e triturado em crú.
Bjos

Marly disse...

Falou que leva grão-de-bico? é comigo mesma! e os temperos são os mais usados por aqui!
(Ah, e eu bem que gostaria de degustar uma panqueca dessas!)
Um abraço!

Unknown disse...

Eu quero esse terceiro prato,rsrsrrs.


Beijinhos

RUTE disse...

Boa noite Isabelocas,

vim dizer-te que finalmente fiz os Falafel e fiquei fã, embora tenha feito uma receita da Pimenta Verde, de grão com favas.

Penso publicar ainda hoje mas agora vou ter de abandonar o pc :-)) Depois de adormecer a filha, volto para publicar.

Desde que vi a tua receita que fiquei com isto na ideia. Beijinhos.